quinta-feira, 11 de março de 2010

Compre um notebook e ganhe uma chave phillips!

Já imaginou comprar um computador novinho, e de presente, ganhar um curso prático de manutenção de computadores? Com "apenas" 8 horas de aulas totalmente práticas, você se torna técnico em manutenção de computadores!

Infelizmente, não se trata de uma promoção fantástica de fabricante de computador, ou nenhum programa do governo para gerar empregos e promover a "inclusão digital".

Comprei recentemente um notebook novo*, com alguns recursos "top de linha", e outras frescuras super-blaster-avançadas. Com uma semana (ou melhor, seis dias) de uso, já travou, ficou lento, o HD "batendo" feito um disco arranhado (fazendo um "tec-tec-tec-tec"). Fiquei preocupado. Descobri que isso só acontecia quando o computador era ligado, e que após uns 30 minutos, ele funcionaria bem, exceto o tec-tec-tec do HD que ainda não descobri a lógica dele acontecer.

Falei com uma amiga, que por sinal trabalha na tal empresa fabricante, e ela perguntou "você já ligou no atendimento? É super legal, funciona bem, aliás nós nos diferenciamos exatamente pela qualidade do atendimento, etc...". Argumentei que na verdade eu estava é com medo de ligar, e alguém falar para levar o computador até algum lugar onde ele ficaria por 10-20 dias "em diagnóstico", pra depois entrarmos numa roda-sem-fim até que uma solução fosse (ou não) dada. Mas ela me fez crer que o atendimento funcionaria e que 90% dos problemas eram diagnosticados e resolvidos por telefone mesmo sem a necessidade do técnico ou de levar o computador a qualquer lugar.

Liguei. 20 minutos de espera, me atenderam, já de cara pedindo tudo quanto era informação para que eu pudesse provar, basicamente, que eu era eu mesmo, e que eu era (ou tentava) ser um cliente, e que tinha um problema. Me transferiram para o "setor responsável" (imagine isso, todo call center te transfere para o "responsável", ou seja, todos os demais são irresponsáveis).

Uma moça atendeu dizendo que poderia tentar ajudar a diagnosticar o problema. "O senhor está em frente ao computador?", "Sim", "então vamos tentar alguns comandos de diagnóstico". Começou ela com uma parafernália de comandos, "tecle agora W-Alt-Fn-Enter por 7 segundos, retire a bateria, feche o computador, dê 4 voltas na cadeira e olhe pra janela....depois tecle F10 por 682 vezes seguidas e aperte o botão de desligar..." (é claro que isso tudo é sentido figurado...mas imagine-se seguindo uma série de comandos que você não tem a menor idéia para que servem).

A cada etapa, o computador demorava para responder...no meio da conversa é que resolvi falar com ela que "puxa vida, acho que ao final deste atendimento vou receber uma certificação de técnico autorizado, não?". Conversa vai, conversa vem...sem solução aparente, e veio a pergunta bombástica: "O senhor tem alguma chave phillips por perto?". "O quê? Para quê eu precisaria de uma?"; "Para eu lhe explicar como abrir a máquina e resetar as memórias, o problema é que as memórias estão com algum conflito, precisam ser retiradas e reiniciadas...". "Sim, mas você espera que eu faça isso? Com um computador de 15 dias de uso?", "Sim, senhor, é a forma de resolvermos mais rapidamente o seu problema e..."; "Peraí....meu problema?? Por que meu? Por que não da [fabricante]? Eu comprei e paguei, e ainda o problema é meu?". "Senhor, eu entendo, mas só poderemos continuar o atendimento se o senhor tiver uma chave phillips à mão". "Ué, se isso é tão necessário, por que não veio junto com o computador? Deveria vir...vocês dão mochila, pen drive, 1 ano de antivírus, tanta coisa, podiam dar também uma chave phillips junto com o computador, e aliás um manual de Faça você mesmo a manutenção".

Brincadeiras e frustrações à parte, até que achei válida a tentativa...afinal, é melhor tentar resolver o problema em 1 ou 2 horas, do que ir até algum lugar, deixar o computador, esperar 10 dias, etc etc...O que foi mais frustrante mesmo é ter um computador tão novo e já com problemas.

Vamos que vamos...um dia isso será melhor.

Um abraço
Ronaldo






*Não vou dizer a marca, pois o intuito do blog não é virar um "fórum de frustrados com a marca X", mas adianto que é uma das grandes, famosas, respeitadas, nada de "xing-ling". E mais, pensando bem, qualquer marca serve, é tudo igual mesmo, o atendimento seria exatamente igual, ou pior.