Brasilzão...um país de dimensões continentais. Nos meus (já idos) tempos de colégio, nas aulas de geografia, comparávamos o tamanho do Brasil ao de toda a Europa, "menos a Rússia", fazia questão de frisar a professora.
Aliás, por curiosidade, fiz questão de pesquisar: no meu tempo eram 8.511.965 km2, mas hoje no site do IBGE falam em 8.514.215 km2. Ou seja, em 20 anos nosso país aumentou 3.250 km2, ou praticamente 600 mil campos de futebol (é capaz do Lula querer dizer que foi graças a ele, e que "nunca antes na história deste país a terra aumentou de tamanho...").
Pois bem, na Europa, temos várias culturas, idiomas, costumes, e também, rixas, rivalidades, brigas, etc...se olharmos até mesmo um país como Espanha, há várias "Espanhas" (Catalunha, Galicia, Basco, etc...).
Nada mais natural que o Brasil também tenha vários "Brasis". Temos comidas típicas mineiras (tutu de feijão), gaúchas (churrasco), baianas (acarajé), catarinenses (marreco recheado), temos músicas diferentes, hábitos diferentes, e também línguas diferentes. Isso mesmo!
Mas o tema deste post não é "regionalismo" da nossa Língua. Aliás, quem sou eu pra querer falar nisso...um ignorante. Mas procuro tomar cuidado para não escrever errado. E fico bastante chateado quando vejo coisas erradas sendo escritas ou faladas, nos mais variados públicos (das domésticas aos mais altos executivos). Dá vontade de fazer um glossário...vejam só:
1) Comecemos pela crase (é, o acento grave). Parece que as pessoas têm certa compulsão para usá-la, tanto que usam mais do que o necessário. Uma das regras fundamentais era "não use antes de verbo", mas estou cansado de ver "Contas à Pagar", "Valores à receber", "Valor à confirmar com fornecedor"...enfim, como se a palavra ganhasse ênfase ou importância se viesse com um "à" antes.
2) (uma das melhores): certa vez minha mãe foi aconselhada a contratar um "abestador" para o
seu cachorro, para que este melhorasse o comportamento...
3) O porteiro do prédio foi demitido, mas já havia recebido seu "aviso breve"...
4) Como havia sido roubada, a moça foi orientada a "assustar" o cheque, e depositar aqueles que já estavam "avisados" (visados)
5) A mulher estava com dores nos "orvalhos"
6) Uma outra, foi ao dentista, porque precisava fazer uma "próstata"...
7) Parei meu carro um dia em um "Estaceonamento", com uma placa que dizia "Fexe o portão faz favor"
8) Chamei um serralheiro outro dia para consertar a "esguadrilha", pois a parte "vasculhante" (basculante) estava com defeito
9) Certos empregados esperam o almoço para abrir sua "malmita" (que aliás é composta de arroz, feijão e "mistura", sendo esta uma gororoba qualquer para que, misturada com arroz/feijão, componha uma argamassa suficiente para rejuntar azulejos com as sobras).
10) Uma vez comi um "xisborge" em uma lanchonete
11) Minha empregada pediu para fazer o "resistro" dela
12) Preciso ir até a "norbiliá" falar com o corretor de imóveis.
13) Comprei um computador "muti-boot" (notebook)
14) Chamei o jardineiro para podar uma "arve"...(aliás, um clássico em http://www.youtube.com/watch?v=w_DmmEHKDh4 )
15) Peguei o elevador e tentei descer no "sétimo-primeiro" (??) andar. Não consegui, voltei e me disseram para ir no "desce-no-primeiro andar" (décimo-primeiro)....
E tantas outras...to mesmo pensando em fazer um curso de idiomas antes de viajar pelo Brasil.
Um abraço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário