segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O pior do Brasil...

Nestes dias tive uma agradável conversa com um amigo Claudio, sobre "o pior do Brasil".

O papo começou com o comentário sobre as chuvas e enchentes, e como o nosso "povinho" contribui para piorar nossa qualidade de vida. Deparei-me com seu blog "o pior do Brasil é o brasileiro" (http://claudiosm.blogspot.com/2009/12/o-pior-do-brasil-e-o-brasileiro.html)
onde vi que temos algumas opiniões em comum. E como as pessoas contribuem para que nosso país não evolua.

Certa vez estive na Alemanha em 2003 hospedado na casa de um amigo em Munique, que me comentou que, caso alguém fosse assaltado ali e gritasse por socorro, as pessoas reagiriam prontamente para capturar o assaltante e entregá-lo à polícia.

Pois bem, não se trata de heroísmo, mas sim, de um sentimento de coletividade onde as pessoas têm plena consciência de que o todo é muito maior que a soma individual das partes, e isto por si só já age como inibidor da violência no exemplo em questão.

Não prego aqui que devemos reagir a situações de perigo. Mas...pensemos por um segundo apenas: que tal se, ao invés de reagirmos a um assalto, TODOS reagissem ao mesmo tempo contra o assaltante? Será que isso por si só não criaria um sentimento de medo no próprio assaltante, ao invés do medo recair sobre nós???

Enfim, o tema aqui é nosso SENSO DE COLETIVIDADE. Quantos já foram a uma reunião de condomínio? Você já foi a alguma audiência pública onde se discute os prós e contras de determinado projeto de lei? Vota em branco porque "tanto faz, todo político é pilantra mesmo"? Ou então vai pro Guarujá e justifica seu não-voto porque "estava ausente da cidade"? Não seria melhor perguntar se algum dia você esteve presente? Quanto você de fato participa do que acontece na sua comunidade? Acha que pagar seus impostos (para quem os paga...) é suficiente para isentar-se da responsabilidade de participar da sociedade?

Sempre que possível vou evitar manifestações partidárias no blog, até porque este é um tema pra lá de polêmico, mas exercício de cidadania é uma coisa que considero primordial para que tenhamos um Brasil cada vez melhor.

Um abraço
Ronaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário